4 de março de 2013

As Aventuras de Pi

Um certo domingo você escolhe ir ao cinema para assistir a um filme que parece ser divertido, meio infantil e leve... mal sabe que este filme irá mudar seu dia profundamente!!!!! Assim foi minha tarde domenical ao assistir AS AVENTURAS DE PI (LIFE OF PI, EUA 2012) magistrosamente dirigido por Ang Lee.

Quando lemos o roteiro... nos deparamos com algo do tipo "Pi (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia, que após anos de cuidados precisa ser repassado à prefeitura. Com ideia de se mudarem para o Canadá, a família coloca os animais em um cargueiro e embarcam. Durante um terrível tempestade, o cargueiro naufraga... somente Pi sobrevive e após sair ileso em um bote salva-vidas, precisa dividir o espaço com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker". Algo totalmente leve... não é? Pois é, mas para mim não foi!!!!

Um filme questionador recheado de fábulas no estilo Esopo e permeado com falas extremamente inteligentes e cômicas... este tipo de filme geralmente são os mais densos, metafisicamente falando! Tudo começa leve, música indiana de fundo, animais exóticos... uma espécie de video para meditação em um destes Ashram da Índia... uma perfeita preparação para o mergulho profundo na mente da natureza humana!!!!

A nossa natureza é confrontada com a animal de uma forma inteligente, filosófica e profundamente coerente! Emoções são trazidas à tona em meio a muitas dúvidas, incertezas, descobertas e intensas reações... enquanto o final traz em si um teor cármico e questionador!!!!!

No meio a tantas emoções, seria impossível não chorar... trazer aquele choro regado à descobertas de que suas dúvidas e incertezas internas também são compartilhadas por um estranho que é tão diferente de você! Dúvidas estas que suplantam qualquer desejo de achar-se certo em alguma coisa nesta vida! 

Uma desconstrução para viver o novo... salve Ganesha!!!!

2 comentários:

  1. Excelente reflexão/descrição do filme. Deu até vontade de assistir. Adoro filmes introspectivos e que nos leva à reflexão de nossa existência.

    ResponderExcluir
  2. Surpreendente e belíssimo...como dizem...tudo se resume em como vc encara a vida! Amei!

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário, é sempre bom exercitarmos a nossa melhor e mais eficiente qualidade: comunicação!
Forte abraço,
Flávio