30 de julho de 2009

Os Infiltrados



Uau... hoje em dia é raro um filme despertar tanta curiosidade, suspense e fazer nossos corações dispararem ansiosos, tão grande é a quantidade de películas que são lançadas diariamente. Os infiltrados (The Departed , EUA 2006) fala, dentre tantas temáticas abordadas, de dizer a verdade, ser sincero, de jogo psicológico permeado de artimanhas, trapaças mercenárias e muita ação - sempre com a identidade do Scorsese que dispensa comentários!


A polícia consegue infiltrar um homem no grupo comandado por um mafioso do crime organizado, que por sua vez também consegue infiltrar um outro homem na polícia. Cria-se então uma verdadeira batalha por sobrevivência e poder. Atores de grande porte, tais como Jack Nicholson, Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Martin Sheen, Mark Wahlberg, Anthony Anderson e Alec Baldwin, dão um show a parte, cada um à sua maneira. Diria que é um filme 'machista', pois mostra apenas homens no comando, nas decisões, no poder, nas brigas... se não fosse pela atriz Vera Farmiga (Madeleine) que dá um toque de sensualidade, inteligência e equilíbrio no arsenal masculino que se apresenta em quase todos os seus 149 minutos de duração.


O final é por si só surpreendente... não pelo que acontece, mas sim por imaginar que pode ser 'real' o que é mostrado em cena! Enredo originalíssimo e altamente bem estruturado. Apesar de longo, vale cada minuto... o mais interessante é o que é mostrado nas entrelinhas, naquilo que o ser humano é capaz de fazer e não fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário, é sempre bom exercitarmos a nossa melhor e mais eficiente qualidade: comunicação!
Forte abraço,
Flávio